Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Complemento da Situação de Aprendizagem
 Terra e Universo
 


        Durante as discussões no fórum, muitos professores reclamaram da deficiência na formação pedagógica dos cursos de licenciatura, isso é fato, porem, o professor de ciências, geralmente formado em Biologia ou Matemática, não possui formação alguma relacionada aos estudos da Astronomia e isso dificulta bastante na condução das aulas sobre o tema.
        É necessário, diante do conteúdo de Astronomia previsto no currículo, buscar informações em outras fontes e ai vou citar duas excelentes fontes, o programa Stellarium,  um planetário de código aberto gratuito para o seu computador, que mostra um céu realista em três dimensões, da forma como você o vê a olho nu, com um binóculo ou com um telescópio e o site do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, sempre com informações super atuais.Vale a pena conferir.
        Outra dica importante, é solicitar apoio do PCNP de física, que no caso de Pindamonhangaba é Profº. Galvão que nos atende de pronto e com muita disposição para ajudar, inclusive este ano ele me ajudou na preparação  para a Olimpíada Brasileira de Astronomia, na qual tivemos 4 alunos da E.E Profª. Eloyna Salgado  Ribeiro premiados com medalhas: 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário